sábado, 3 de abril de 2010

Influência na arte popular brasileira

Os costumes descendentes dos Açores, e largamente difundidos pelo litoral de Santa Catarina, tornam-se constantemente temas para os artistas locais em música, artesanato e pinturas. As duas canções que disponibilizamos abaixo são de artistas localizados em Florianópolis que exaltam tais tradições, cada qual a sua maneira.

Casa Açoriana, do Grupo Gente da Terra - Nessa música a letra trata de hábitos diversos da rotina do homem litorâneo de Santa Catarina, desde preferências culinárias, práticas de trabalho (pesca, agricultura) e religiosidade, até a forma como eram (são?) as suas casas - com a presença do pomar, galo cantador e engenho de farinha.

Opereta do Mané, de André Calibrina - Uma divertida marchinha de carnaval que evoca a transformação do termo "manezinho" - forma como o descendente de açoriano é tratado coloquialmente em Santa Catarina. O apelido, que antes era usado de maneira pejorativa, ganhou outra conotação e atualmente é motivo de orgulho, pois passou a ser interpretado como uma afirmação da ligação da pessoa com o local e costumes. Assim, nessa letra, os hábitos típicos, como comer pirão d'água e (o molusco) berbigão, acompanham o refrão orgulhoso: "Sou manezinho mas não sou nenhum bocó!"

Conheça mais sobre os artistas!

Fonte: De "praiano indolente" a "açoriano-descendente" - a emergência da cultura açoriana em Santa Catarina, de Eugênio Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário