sábado, 24 de abril de 2010

Aconteceu na sexta feira dia 24 de abril

Ponto de Encontro ...

O Mercado Público originalmente construido em 1917, para ser comercio de pescados. Já foi completamente destruído por um incêndio, restaurado, e tombado como patrimônio histórico. Hoje o lugar oferece em seu espaço aspectos culturais da Região, nas lojas de artesanato e no Restaurante Mercado Velho. O local é reduto cultural da cidade, onde a música com temática açoriana anima os visitantes.

Musicalidade ...

Pra quem não sabe Tribuzana é chuva forte com vento sul, e é também o nome da banda Itajaense dos músicos Mário Jr - percussão e bateria e Chico Preto - percussão e vocal. A Banda de rock desenvolve um som percussivo, suingado e traz no repertório músicas como, "debaixo das saias de Catarina" e "o Balaio das Idéias", inspiradas na obra do historiador da cultura açoriana Franklin Cascaes. Rolou Tribuzana em forma de conversa e Interesses de alinhamento, para trazer a Tribuzana musical para a trilha do documentário Homem ao Mar

Outra banda, Tarrafa Elétrica, miscigenada na composição regional de seus Integrantes, foi assunto musical das nossas pesquisas. Estivemos com o Gustavo, o Guma, nascido em Brasília e há sete anos morando em Itajaí, apresentou o trabalho da banda, como as músicas "auto-dançante" e "Seu Arlindo".Comentou, que as pesquisas sobre as tradições da região como, o boi-de-mamão, o pau-de-fita e as rendeiras, fornecem a base, para as composições do Che, que é vocal da banda, e filho da terra de Itajaí.

Renda de Bilro ...

É difícil de definir a verdadeira origem da renda de bilro . Alguns pesquisadores defendem ser proveniente do oriente - China ou Índia, outros que surgiu na Itália no século XV. Por aqui, essa importante manifestação cultural chegou com a vinda dos açorianos para Santa Catarina.

Visitamos dona Erotildes, rendeira de Itajaí, que nos recebeu em sua casa, para mostrar como é feita a renda e os apetrechos utilizados na confecção, como fios, bilros de madeira, almofada cilíndrica e alfinetes, Dando forma a esse que é um dos mais belos artesanatos catarinense.

Danças ...

Estivemos com Graziela Pereira, professora e coreógrafa do grupo de dança Eduxi, que desenvolve trabalho há dez anos de resgate da cultura açoriana. O grupo é formado na periferia da cidade, por jovens dançarinos, segundo Graziela a dança oferece oportunidade de objetivar a vida. É a cultura açoriana criando oportunidade de emancipação social.

Encontros ...

Nossa noite fechou em uma conversa, com o jornalista Rogério Pinheiro, que comentou sobre o seu livro intitulado "Nova Ericeira", que segundo ele aborda a história sobre os imigrantes de Ericeira, cidade continental portuguesa, que vieram para a cidade de Nova Ericeira. Hoje Porto Belo em Santa Catarina e a importância desses imigrantes no desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado. Ficamos curiosos em ler e conhecer o seu estudo. Vamos tentar encontrar o seu livro.

Um comentário:

  1. Olá Marcelo, obrigado pelo papo de sexta e segue o link do Dez ilhas e um Mundo.
    http://tacfilmes.wordpress.com/category/dez-ilhas-e-um-mundo/

    ResponderExcluir