domingo, 18 de abril de 2010

Divino Espírito Santo

“Com licença o dono da casa e a todos os presentes, pois neste dia maravilhoso, que Deus abençoou, viemos anunciar a bandeira do Divino na sua casa chegou.”

A festa do Divino Espírito Santo é umas das mais tradicionais do calendário da cultura açoriana. É realizada pelos devotos, que seguem em comitiva, levando a bandeira do Divino pelas casas em uma procissão até o anoitecer. A festa se repete anualmente. Os participantes relatam acontecimento milagrosos e recebem da comitiva uma benção, para proteção, que unem os Devotos em torno da fé e da religiosidade. A cada ano se reforça as características açorianas de amizade e hospitalidade. Tudo gira em um ambiente de muita emoção.

Estamos sendo acolhidos nessa passagem por Penha, como se fossemos velhos amigos, Essa boa sensação de (re)conhecer o Beto, o Marcos, as Cidas, a Márcia, o Doro e sua família, Teodoro e sua família, o Misael, o Calinho, o Michel, a Sarita e seus filhos, o Gilberto, o Renato, etc, etc, etc, é unânime para nossa equipe.

Quando partimos, vamos levar saudade

Fonte: Carneiro, Vilmar. Divino Espirito Santo: o império da fé. Itajaí – SC, Ipéamarelo, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário