sexta-feira, 21 de maio de 2010

A viagem continua.

Colocar o pé na estrada é muito bom, principalmente quando o motivo é para filmar o documentário Homem ao Mar. Como havíamos dito, nossa viagem re-iniciou no último dia 12 de maio. Esses últimos 3 dias foram intensos. Desde a nossa chegada a Santa Catarina, tivemos uma agenda apertada de compromissos e gravações..

A vantagem de viajar por Santa Catarina é passar por lugares belíssimos e em companhia de novos e antigos amigos. Dessa vez a primeira parada foi a cidade de Itajaí, onde está localizado o Porto de Itajaí, um dos maiores portos do pais.

Em dezembro de 2008, Itajaí foi uma das cidades mais devastadas pelas chuvas. O aumento do nível da água do rio Itajaí-Açu destruiu integralmente o berço 1, e parcialmente os berços 2 e 3, que estão sendo reconstruído. Apenas o berço de número 4 ficou em condições de operação.

Segundo o diretor Comercial, Robert Grantham, Porto de Itajaí caracteriza-se por ser essencialmente exportador, as principais mercadorias movimentadas pelo Porto de Itajaí são: madeira e derivados; frangos congelados (maior porto exportador do Brasil); cerâmicos; papel kraft; máquinas e acessórios; tabacos; veículos, têxteis; açúcar e carne congelada.

E também falamos com a historiadora Hilene do Amaral Pereira Granja Russo, que trabalha no arquivo do Porto e desenvolve um trabalho de resgate da história da atividade portuária ligadas a navegação de comercio exterior e transporte marítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário