domingo, 30 de maio de 2010

A Festa do Divino Espírito Santo.

Essa é uma das versões que ouvimos contar...

No século XIV reinava Dom Diniz, sexto rei de Portugal, que se casou com Dona Isabel de Aragão. Dessa união nasceu, Dom Afonso, este enciumado e revoltado, pelo amor que Dom Diniz dispensava ao filho bastardo, Afonso Sanches. Formou um exército e atacou ameaçando tomar o trono do próprio pai.

A mãe temendo pela sorte de sua família oferece, como promessa a coroa do reino ao Divino Espírito Santo. A paz se estabelece no reino e para cumprir a promessa se forma uma grande procissão de entrega da coroa. Dona Isabel solicita, que todos os anos se repita a solenidade e que um súdito seja coroado em um culto dedicado ao Divino Espírito Santo.

Em Penha é uma tradição de 174 anos, que a cidade com forte presença católica, se prepara para a festa do Divino Espírito Santo, enfeitando as casas e as ruas, a igreja recebe decoração especial e o padre prepara o sermão.

A preparação da festa do Divino Espírito Santo começa um ano antes no momento da coroação do Imperador. Muita fé e devoção caracterizam a festa do Divino. Iniciamos as filmagens pelas visitas da Bandeira, onde as casas são abençoadas e se fazem ofertas, para realização dessa grande festa. Tudo com muita fé e emoção.

Esse ano a Fundação Franklin Cascaes e o Nea - Núcleo de Estudos Açorianos organizaram em Florianópolis a abertura do ciclo de festas do Divino, que acontece também em outras cidades do litoral catarinense.

De volta a Penha não perdemos nenhum momento dessa que é, a festa de maior importância para os descendentes açorianos. Registramos as novenas, as missas e a procissão que levam os fiéis para igreja Matriz, onde o novo Imperador é escolhido por sorteio e coroado. Sentimos a emoção solta no ar. A festa tem seu ponto alto em uma grande refeição, que é oferecida para os empregados de vela, de bandeira, de vara, cortejo imperial, fiéis, convidados e o Imperador, que é o organizador desse almoço, para aproximadamente 4.500 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário