terça-feira, 25 de maio de 2010

Um pouco da história dos Açores.

O Professor Francisco do Vale Pereira esteve com nossa equipe gravando no belo cenário da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica localizada na direção norte da Ilha de Santa Catarina.

O Professor nos falou sobre a história da colonização do Arquipélago dos Açores, dos grupos que povoaram as ilhas, das práticas relacionadas ao trabalho, como atividade agrícola e pecuária leiteira, engenho de açúcar, engenho de trigo e aspectos alimentares. O Professor nos descreve, o açoriano como um homem, que tinha o mar como porta, para os sonhos, desejos e necessidades. O lugar das chegadas e das partidas

Como prática daquele tempo, devido as dificuldades de navegação, os grupos que iniciaram o povoamento dos Açores foram quase que esquecidos a própria sorte. Tiveram de usar a capacidade de adaptabilidade, para promover a possibilidade de vida e sobrevivência. Características essas, que o individuo português conseguiu desenvolver ao longo de todo período de expansão marítima.

Em meados do século XVIII o tratado de Tordesilhas não era mais respeitado na prática, em 1750 é firmado o Tratado de Madrid, que consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito). Segundo o Professor Francisco a terra era de quem a ocupava. Sendo assim a vinda dos açorianos para colonizar o sul do Brasil tem como objetivo, ocupar, guarnecer e explorar uma região, que se acreditava rica em metais preciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário