segunda-feira, 29 de março de 2010

O arquipélago dos Açores - História

Como falar tanto de açorianos no Brasil, sem apresentar o belíssimo arquipélago dos Açores? Hoje daremos início a uma série de posts sobre as ilhas, primeiramente apresentando sua história mais antiga, na rota das navegações oceânicas a partir do século XV.

É preciso ver o arquipélago dos Açores como um importante elo nas operações ultramarinas da Europa com o resto do mundo. Portugueses, espanhóis, franceses, holandeses, ingleses, usaram e abusaram do arquipélago, seja como ponto estratégico de aguada e abastecimento, seja como região de pilhagem das riquezas transportadas pelas frotas rivais. Foi escala obrigatória das grandes frotas que voltavam para Europa provenientes das Américas portuguesa e espanhola, bem como da Rota das Índias Orientais.

(Clique na imagem para ampliar)

O intenso tráfego exigiu então o estabelecimento de um aparato militar defensivo, formado por fortalezas junto aos principais portos, e frotas de navios de guerra. Isto possibilitou o desenvolvimento de atividades econômicas no arquipélago, seja agropecuária ou comercial, e favoreceu o povoamento. A partir de 1439, portugueses, flamengos, árabes e franceses, transformaram os Açores num dos grandes celeiros de abastecimento de trigo, carne, frutas e legumes, tanto da metrópole, como das frotas em trânsito pelo arquipélago.

Nessa época, o desenvolvimento de certas vilas, cidades e ilhas, foi o reflexo desse fluxo de frotas marítimas, que influenciavam diretamente na vida das comunidades, seja movimentando a economia local, ou perturbando a vida de seus moradores. O fluxo de navios estrangeiros de diferentes nacionalidades, abastecidos por produtos diversos, tornavam as cidades e vilas portuárias açorianas locais de intensa atividades comerciais.

Fonte: Dos Açores ao Brasil Meridional - Uma viagem no tempo, de Vilson Francisco de Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário